Entendendo os elementos do brasão da Ordem dos Guardiões de Ahau
- 8manik
- 29 de mai. de 2015
- 3 min de leitura
Com a reformulação do site o novo brasão foi lançado deixando bastante curiosidade sobre o significado de todos esses elementos que compõem a imagem. Nenhum deles está aí à toa, desde referências ao início de um dos maiores ciclos que estamos vivendo agora, até o último dos Castelos de Ahau a se conquistar em um domingo de outubro, do ano de 2229.

Os segredos do novo brasão
No brasão vemos a imagem de um "caminhante". Ele está fixo ao chão como se seus pés estivessem enraizados ao solo árido do cenário. Na mão direita ele segura uma espada de madeira, que exerce um efeito simbólico. Em sua mão esquerda está uma bolsa de sementes. Ao centro da imagem está a pirâmide do ciclo May - a Contagem Curta. As sementes estão sendo derramadas sobre o katun 2-Ahau, iniciado em 2012. Do lado direito dos "castelos de Ahau" está a barra de serpente sustentando o glifo dos Guardiões dos Dias da Ordem.
1) As informações abaixo dos 4 ícones de graduação são:
May 01, que é a descrição do atual ciclo May iniciado no ano de 1973, no dia 20 de julho, sexta-feira, é considerado "o retorno". O ciclo May é composto de 13 Katuns - períodos (os bloquinhos pretos) com a duração de 20 anos cada, num total de 260 anos o ciclo todo.O número 13.0.0.0.1 é uma data no formato da Contagem Longa (Long Count) e aponta o primeiro dia do terceiro degrau do atual ciclo May (Contagem Curta). Essa data é 22 de dezembro de 2012, um dia após o suposto fim do mundo. À direita está o nome do atual Katun - 2 Ahau. Cada um desses bloquinhos de 20 anos vai terminar exatamente em um dia do signo Ahau e o número que está escrito em cada um. Por último a palavra " Semente" representa o katun onde os primeiros grupos de Guardiões do Grupo serão formados.
2) Os 4 ícones representam as 4 graduações dos integrantes da Ordem:
1) Kin - Qualquer pessoa cujo signo tenha sido calculado por um Guardião ou por outros;
2) Aprendiz de Guardião - É um kin que tenha realizado sua leitura pessoal e desejado se tornar um Guardião do Grupo;
3) Guardião dos Dias - É um membro do Grupo que exerce diversas atividades como missões sociais e mobilizações urbanas;
4) Mentor - Graduação daqueles que já rodaram as trecenas do Tzolkin por mais de um katun dentro de outras características da Ordem.
O sol no centro da pirâmide representa o astro maior da atividade do Tzolkin - Ahau. Os "castelos de Ahau" representam os degraus do crescimento humano. Esse ciclo May é chamado O Retorno pois pode ser considerado a porta de entrada para os filhos do sol retomarem suas práticas de sincronização com a força da natureza através do Tzolkin. Os Guardiões serão responsáveis por diversas iniciativas que terão lugar nos Castelos de Ahau. O foco da Ordem é abrir caminho para o auto-conhecimento e a união das pessoas ao redor do mundo. A unificação dos povos através da solidariedade e do sentimento de família humana prevalecerá nas estruturas da filosofia da Ordem. Acreditamos que um ciclo May é o bastante para alinhar a humanidade com patamares muito mais elevados de constituição moral social e desenvolvimento humano coletivo. Acreditamos que em um dos katuns ainda anteriores ao katun 7-Ahau no topo do May, a humanidade terá dissolvido a consciência religiosa segregadora que atualmente é a causa de grande parte da tragédia humana.
Acreditamos que os katuns da segunda parcela do May tragam a extição das fronteiras continentais e nacionais brotando uma política não destrutiva ao bem eterno humano e conquistando o mérito de civilização inteligente, solidária e progressiva, em direção à incrível exploração universal da diversidade biológica inteligente.
Se os indícios dessa realidade se demorarem a despontar nas manhãs dos Guardiões, essa deve ser a essência das sementes a se produzir durante os futuros katuns dos castelos de Ahau.
8Manik.

Comments